Faz um 21

A espera foi longa, mas promete ser recompensadora. Em 2007, quando o San Antonio Spurs escolheu o pivô brasileiro Tiago Splitter na 28ª posição no draft, o clube já sabia que ele não iria largar rapidamente o basquete europeu para entrar na associação, situação que foi boa para os dois lados, pois a franquia da NBA recebe um jogador mais maduro, experiente e vencedor em comparação com aquele de três anos atrás.

Splitter, 25, está pronto para ser o presente dos Spurs, time que passa por um processo de transição dos jogadores experientes (Tim Duncan, Manu Ginóbili) para os jogadores mais novos (James Anderson, George Hill, DeJuan Blair). O brazuca será um novato diferente, trazendo da Europa uma bagagem cheia de vitórias, conquistas e glórias. Mais precisamente, ele chega na NBA com um prêmio de MVP (melhor jogador) da liga espanhola de basquete (ACB) e com um título da própria defendendo o Caja Laboral, seu time na Espanha desde os 15 anos de idade.

Assinou com o então Tau Ceramica (atual Caja Laboral) que o mandou para times das divisões de base. Tiago jogou na 4º divisão com o Araba Gorago (2000-01), 2ª divisão com Bilbao Berri (2001 a 2003) e integrou o elenco principal do Tau Ceramica em 2003. Todas estas etapas evolutivas colaboraram com o crescimento do seu jogo, acrescentando aspectos importantes para melhoras dentro e fora de quadra lhe dando uma boa noção do que é basquete de alto nível.

Pelo estilo de jogo de Splitter, não poderia haver uma melhor franquia para ele atuar na NBA. Sua movimentação em quadra é bem similar ao que o Greg Popovich, treinador dos Spurs, ensina aos seus pivôs. O Caja Laboral joga com uma tática bem próxima da qual o San Antonio desenvolve, o que é mais um facilitador para a adaptação do brasileiro ao modo de jogar do alvinegro.

A inevitável menção surge agora: Splitter tem uma postura em quadra que lembra Tim Duncan, ala-pivô símbolo dos momentos áureos dos Spurs, mas que no alto de seus 34 anos caminha rumo a aposentadoria. Contudo até chegar lá, ele indicará atalhos para Splitter aplicar suas habilidades e ser produtivo, em troca Duncan receberá minutos em quadra do camisa 22, descansando assim por mais tempo para acumular energia a ser gastada em momentos decisivos.

O contrato de três temporadas assinado entre o San Antonio e o Tiago terá uma duração de três anos (10.9 milhões de dólares/ano), período este que servirá de provação ao brasileiro, uma confirmação se ele pode e tem condições de assumir o garrafão dos Spurs e ser um dos líderes da equipe nesta ação de rejuvenescimento. Querendo ele ou não, esta é a expectativa que ronda ao seu redor, tanto por parte dos torcedores do time quanto da diretoria.


Aptidão para domar esta tarefa ele tem, resta aplicá-la ao pisar em quadra e encarar as feras adversárias sem intimidação. Evidente que sua contribuição em pontos não será uma das maiores do time, mas sua presença dentro das quatro linhas é que contará mais, levando em consideração suas características mais notórias.

O trabalho nos rebotes é destaque (especializado nos ofensivos). Se movimenta bem na transição, tem bom jogo de pernas e executa passes precisos. Uma jogada letal que ele fazia com frequência na Espanha e fará repetidas vezes agora é o pick-and-roll (o popular 1-2). Este lance já está presente no playbook de Popovich e o treinador ganha mais uma peça para as diversas variações da metódica tabelinha.

Tudo leva ao casamento perfeito entre Spurs e Splitter. Sua primeira temporada com a franquia se inicia amanhã e que ele atue não como um iniciante, mas como o vencedor que foi por 10 anos jogando no basquete espanhol. Lá ele aprendeu as nuances do esporte e as encaixou no seu repertório, que se baseava em um jogador famoso da NBA.

O número na camisa que ele usava não negava: 21. Uma lembrança daquele que foi sua principal inspiração e modelo para construir e elevar seu jogo. Com a camisa 21 Tiago fez história na Espanha e os torcedores dos Spurs aguardam que ele atue com todo o gás e determinação demonstrada com o Tau Ceramica / Caja Laboral.

Entretanto uma mudança foi necessária e o brazuca não usará seu número preferido. Por razões óbvias, no seu uniforme está grafado o número 22, opção que surgiu porque já há no clube alguém que usa a camisa 21... E os torcedores dos Spurs aguardam que ele atue como seu maior ídolo e faça jus ao número que ele usou e assuma a responsabilidade de ser uma das novas estrelas da vitoriosa franquia.



(GL)
Escrito por João da Paz


© 1 e 2 Edward A. Ornelas / Express-News

Nenhum comentário:

Postar um comentário