NBA, basquete americano e o futebol brasileiro


A eliminação da seleção brasileira de futebol da Copa do Mundo 2014, fruto de um sonoro 7 a 1 a favor da Alemanha nas semifinais da competição realizada no Brasil, desencadeou em discursos loucos, desvirtuados e inconsequentes da mídia especializada, que, logicamente repercutiu nos torcedores, público.

O principal elemento do grito utópico é de que o futebol brasileiro precisa de uma reformulação, de uma revolução. “É necessário resgatar a essência perdida após o penta conquistado em 2002”, esbofaram alguns. “Vamos voltar ao futebol moleque apresentado nos gramados da campeão moral de 1982”, dizem outros. Ambos os argumentos, e o que se encontram entre eles, são resultados de uma paixão transformada em falas jornalísticas, prestando um mau serviço, pois deixam de citar a realidade e se escoram num heroísmo fajuto.

Os jogadores brasileiros têm tanto domínio no futebol como os atletas americanos tem no basquete. Interessante que em 2002, o time dos Estados Unidos não apenas perdeu o Mundial de basquete realizado em casa, mas ficou em 6º lugar. O que aconteceu na época? Havia escassez de talento em solo yankee? O futebol brasileiro precisa dar um reset, visto que não forma mais craques, aqueles de elite?

A seleção brasileira de futebol precisa fazer exatamente o que a federação americana de basquete fez com sua equipe depois de seguidos vexames internacionais.

Balanço do futebol brasileiro

O torcedor comum tem direito a qualquer opinião, assim como o jornalista que exerce a função de analista. Porém, a diferença é que o profissional precisa apontar sua avaliação – sobre qual assunto for – de uma maneira mais ampla, didática e embasada.

O Brasil, independente do tratamento que as categorias de base recebem, revela centenas de talentos anualmente. Montar um elenco com os melhores jogadores em suas respectivas posições não é tão simples, mas faz parte dos desafios de ser o treinador da Seleção. Os 23 convocados para disputar a Copa do Mundo no Brasil representam a melhor safra que há no momento de jogadores nascidos em terra brasilis. Se opor a isso é ir contra os fatos.

Clubes do mais alto nível do futebol europeu, o mais rico e importante do mundo, disputam ferozmente quem vai ficar com esses jogadores que formaram o time do Brasil na Copa de 2014. A maioria deles tem um currículo recheado de conquistas importantes atuando diretamente na busca por cada um dos troféus cobiçados do futebol mundial.

Júlio César: quatro vezes campeão italiano, 2006 -2010; Liga dos Campeões e Mundial de Clubes em 2010; todos com a Internazionale... David Luiz: Liga dos Campeões em 2012 com o Chelsea... Thiago Silva: campeão italiano em 2011 com o Milan... Dante: campeão alemão duas vezes, um título da Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes, todos com o Bayern Munique... Daniel Alves: quatro títulos do campeonato espanhol, duas Ligas dos Campeões e dois Mundiais de Clubes, todos com o Barcelona... Maicon: cinco títulos do campeonato italiano, uma Liga dos Campeões e um Mundial, todos pela Internazionale... Marcelo: três títulos do campeonato espanhol e uma Liga dos Campeões, todos com o Real Madrid... Fernandinho: campeão inglês com o Manchester City... Luiz Gustavo: campeão alemão e da Liga dos Campeões com o Bayern Munique... Ramires: Liga dos Campeões com o Chelsea...

E tudo isso de 2002 pra cá.

De 2002 pra cá, “nessa crise” (forjada pela imprensa) do futebol brasileiro, a Seleção ganhou cinco competições oficiais da Fifa: três Copa das Confederações (2005, 2009 e 2013) e duas Copa América (2004 e 2007). Além de estar entre as quatro seleções melhores do mundo em 2014, chegando às semifinais de um Copa do Mundo pela primeiras vez desde... 2002.

De 2002 pra cá, o Brasil teve seis campeões da Taça Libertadores da América: São Paulo em 2005, Internacional em 2006, Internacional em 2010, Santos em 2011, Corinthians em 2012 e Atlético Mineiro em 2013. Perceba que os últimos quatro campeões da principal competição de clubes da América Latina são brasileiros...

De 2002 pra cá, o Mundial de Clubes foi conquistado pelo Brasil três vezes, num total de nove edições (São Paulo em 2005, Internacional em 2006 e Corinthians em 2012). Itália e Espanha tiveram dos campeões; Inglaterra e Alemanha um cada.

De 2002 pra cá, somente um time que conquistou a Liga dos Campeões da Europa, o Liverpool de 2004-05, não tinha um brasileiro no elenco, todos os outros 11 times tinham um representante do Brasil participando diretamente do elenco vencedor.

De 2002 pra cá, o Brasil teve três jogadores eleitos melhor do mundo: Ronaldinho duas vezes (2004, 2005) e Kaká (2007). Os dois, junto com Ronaldo e Rivaldo, estavam no elenco campeão da Copa de 2002, única vez (e talvez nunca se repita) que uma equipe teve quatro jogadores com o título de melhor do mundo.

Se ir até 1982 é pior. Até 2014, o Brasil é o único país que venceu a Copa do Mundo duas vezes.

O que a Seleção precisa fazer então? Se espelhar no exemplo americano.

Do sonho à redenção – passando pela soneca e pelo pesadelo

No texto Patriotismo sim, até a página 3, explico com mais detalhes o processo de mudança de postura do basquete americano em competições internacionais: Mundial e Jogos Olímpicos. Tudo começou quando os Estados Unidos passaram por um vexame histórico (manchete que serviu para resumir o que aconteceu com o Brasil no jogo contra a Alemanha). Também em casa, a maior força do basquete não apenas deixou de ser campeão, ficou em 6º lugar.

Foi quando o Time dos Sonhos, campeão olímpico em 1992 e seus derivados (campeão do mundial em 1994 e das Olimpíadas de 1996 e 2000), deu lugar ao Time da Soneca.

Na ocasião, a NBA estava cheia de talentos que poderiam dar o título ao país em sua casa, mas se recusaram a participar do evento – nomes como Tim Duncan, Kevin Garnett, Kobe Bryant, Tracy McGrady e Michael Jordan.

Dois anos depois o fundo da decepção foi atingido. Nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, mais uma leva de jogadores da NBA se recusaram a servir a seleção e o que se viu em quadra, apesar da medalha de bronze, foi um show de horrores proporcionado pelo selecionado americano. O apelido de Time do Pesadelo resume bem. Após outro 3º lugar, agora no Mundial de 2006, uma mudança de postura era necessária ser aplicada.

A NBA não deixou de produzir talentos. Os Estados Unidos, neste período de cinco anos, ainda entregava ao mundo formidáveis atletas do esporte da bola laranja. O que não se tinha era o comprometimento pela excelência, de ganhar todas as competições e mostrar em quadra qual é o melhor basquete do mundo.

“Não tem mais bobo no futebol” é uma frase que se aplica a vários outros esportes, e o basquete é um deles. Com a expansão da NBA e a absorção de talentos internacionais, outros países se tornaram mais forte no esporte e se evaporou o tempo que os EUA apenas entravam em quadra e atropelavam seus oponentes.

Iugoslávia, bicampeã do mundo (1998, 2002). Espanha, campeã do mundo em 2006. Argentina, medalha de ouro em 2004. Países que passaram a fazer frente ao jogo peladeiro dos EUA. Se nada fosse feito, o país do basquete não voltaria ao topo.

Outra postura foi adotada. A federação de basquete firmou compromisso com os melhores jogadores da NBA para que eles se juntassem e retomassem o domínio no aspecto global do jogo, com um técnico altamente renomado e conhecedor do jogo internacional. Contudo, um acordo em longo prazo precisava ser firmado. Assim, as maiores estrelas da NBA se colocaram a disposição do desafio e formaram o chamado Time da Redenção, medalha de ouro em 2008 e 2012, campeão mundial em 2010.

E, lógico, é o grande favorito para ganhar o Mundial deste ano, que começa em agosto na Espanha.

Mudanças sem pandemônio

O futebol brasileiro não precisa de um reboot e sim de uma mudança de postura. O desastre visto no dia 8 de julho no estádio do Mineirão está marcado como a maior derrota da história do futebol brasileiro. Mesmo assim, o desespero alucinado é desproporcional.

Há qualidade e talento suficiente para que o Brasil permaneça na elite do futebol mundial. Os jogadores brasileiros são presença certa nos melhores clubes do mundo. O passo para vencer é comprometimento de todos, federação, técnico e jogadores, para que se possa subir o degrau a mais que separa a disputa de um 3º lugar para brigar pelo título.

Após 12 anos, o Brasil completou uma etapa. Se mantiver o trabalho, aparar as arestas e consertar os defeitos, em 2018, na Rússia, a Seleção entrará na competição novamente favorita a levantar a Copa do Mundo.

Para tanto, basta não entrar na onda do caos e deixar a angústia insana aos catastróficos.

(GL)
Escrito por João da Paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário